Tabagismo

TabagismoAs pessoas que sofrem de tabagismo tem dificuldade em deixar esta dependência. Os fumadores ficam cegos pelos efeitos a curto prazo da nicotina. Além da nicotina os fumadores raramente sabem que um cigarro contém acetileno (combustível utilizado para soldar), cianeto, oxido de nitrogénio, monóxido de carbono, todos prejudiciais à saúde. Estes químicos também são utilizados como veneno. Então porque é difícil parar de fumar?

Factores psicológicos contribuem muito para a dependência do tabagismo. Pessoas que estão rodeadas de fumadores, família e amigos, tem uma grande facilidade de ficarem fumadores. Como o tabaco é viciante por natureza, o fumador vai ter muitas dificuldades em largar o vício.

Um ambiente permissivo e indiferente em relação ao tabaco vai produzir um número significante de fumadores.

Recentemente os cientistas descobriram que factores genéticos também tem um papel na dificuldade de largar o vicio do tabagismo. Estas variáveis genéticas afectam a tendência de uma pessoa fumar e as hipóteses que tem em deixar de fumar.

Dados os diferentes factos relacionados com as consequências de fumar cigarros, a percentagem de fumadores não viu uma diminuição considerável. De facto, ela continua a aumentar. A Organização Mundial da Saúde estimou que até ao ano de 2020 o tabaco vai matar mais pessoas que outra doença qualquer no mundo.

Educar as pessoas sobre os perigos de fumar não parece ajudar muito. Para muitos fumadores o facto do tabaco estar relacionado com o cancro dos pulmões e eventualmente com a morta é um mito que ainda não foi provado.

Eu não sei porque as pessoas continuam a fumar, mas eu sei que fumar não é só um hábito é também uma dependência. Mais tarde ou mais cedo essa dependência vai causar a morte, então porque é que continuamos a fumar?

Com os fabricantes de tabaco a aumentar a quantidade de nicotina no tabaco, para terem mais clientes no futuro, isso torna o tabaco numa droga mais viciante que afecta quase todos os órgãos no nosso corpo e torna mais difícil parar de fumar. Talvez seja tempo de pensar por si e pensar se deve parar de fumar pela sua família. Se quer ser responsável sobre o facto dos seus filhos começarem a fumar e ficarem com um cancro. Vai estar na sua consciência. Deixar o tabagismo é difícil mas é preciso ter a força para tentar ter sucesso.

Um Comentário em “Tabagismo”

  1. Pamela says:

    Adorei o programa de vocês. Achei tudo que queria. Obrigada.

Deixar um Comentário