Pare de Fumar

Um ingrediente presente em todos os cigarros é a nicotina. A nicotina é mais viciante que a heroína, isso é um facto, e a heroína é proibida na maioria dos países do mundo. Por isso pode ser preciso ajuda para que pare de fumar.

Pare de FumarAlém da heroína, os médicos classificaram a nicotina a frente do álcool e da cocaína em termos de dependência. Fumar mais do que 4 cigarros por dia pode induzir numa dependência vitalícia da nicotina.

Os fabricantes de cigarros não estão a ajudar as pessoas a ficar livres da nicotina segundo estudos americanos. Entre o ano de 1998 e 2004 a quantidade de nicotina dos cigarros aumentou a um ritmo constante, estudos mostraram que todas as marcas aumentaram significativamente a quantidade de nicotina que é absorvida nos pulmões do fumador.

No geral a quantidade de nicotina aumentou em 10%. A Malrboro, Newport e a Camel são as 3 marcas mais comuns entre os fumadores jovens, todas metem mais nicotina nos cigarros. Nos cigarros de mentol a nicotina aumentou 20%. Mesmo com toda esta informação pode ser difícil que pare de fumar.

Talvez seja porque os fumadores tendem a olhar para o tabaco como uma parte da sua personalidade, como algo sem o qual não podem viver. Isso é um sinal claro de um vício e de uma dependência. Uma dependência de substancias químicas como as do cigarro são consideradas uma doença.

O que torna a dependência dos cigarros maior é o prazer psicológico ou a satisfação quando puxa o fumo dentro dos pulmões. Os fumadores descrevem fumar como uma palmadinha nas costas depois de um dia de trabalho árduo. Um fumador confessou que não é o saber do cigarro, é a satisfação que o mantém a fumar. Estudos também concluem que a depressão é 2 vezes mais comum para pessoas fumadoras. Alguns também utilizam os cigarros como uma actividade para passar o tempo e ser pacientes. Como nos filmes de guerra, quando um soldado está à espera de um sinal de ataque, ele está com uma espingarda na mão e um cigarro na outra.

A nicotina faz com que o cérebro do fumador fique mais eficiente a processar informação. Também reduz a ansiedade e induz para a euforia. Os cientistas também descobriram que a nicotina induz para um estado de alerta e de excitação, sedação e relaxamento, isto dependendo da dose de nicotina. Estes efeitos não são maiores que os efeitos negativos de uma dependência da nicotina, que são o cancro dos pulmões e as outras doenças das quais falamos que todas levam à morte. Sabendo isto porque é tão difícil fazer com que pare de fumar

Deixar um Comentário