Deixar de Fumar

Os fabricantes de tabaco tem que por avisos em todos os maços de tabaco a falar sobre os perigos que o tabagismo provoca à nossa saúde… mesmo sabendo o mal que faz porque é tão difícil deixar de fumar?

Deixar de FumarSegundo estudos dos Estados Unidos o tabaco é responsável em uma em cada cinco mortes nos USA. Fumar causa também a diminuição da esperança média de vida.

Os cigarros são a droga mais viciante e destrutiva que uma pessoa pode comprar sem prescrição ou receita médica. Se não deixar de fumar é muito provável que fique com cancro dos pulmões. Dito isto porque é tão difícil deixar de fumar e porque é que tantas pessoas fumam?

Antes da Primeira Guerra Mundial o tabaco era fumado em charutos. Nessa altura o tabaco era para os ricos. Os cigarros que basicamente eram restos da criação de charutos, eram fumados pela classe média.

O número de pessoas que fumava cigarros aumentou exponencialmente quando as empresas de tabaco começaram a produzir cigarros em massa. A clientela eram os soldados da Primeira Guerra Mundial.

Desde 1892 era reportado que casos de epilepsia, insanidade mental e morte eram frequentemente ligados ao tabaco. Muitos médicos da altura disseram que problemas de coração, cegueira, cancro e outras doenças eram causadas pelo tabaco.

Em 1892 os médicos americanos condenaram por unanimidade que o tabaco era um dos males mais destrutivos a atacar a juventude de qualquer pais, declarando que o tabaco deteriorava a raça humana.

Demorou algum tempo até que os médicos modernos aceitaram que o tabaco era um perigo para a saúde. Os médicos só notaram os aumentos de cancro dos pulmões 20 a 30 anos depois da Primeira Guerra Mundial. Com este aumento de cancro o Reader’s Digest publicou um artigo intitulado por “Cancer by the Carton”, que tinha o intuito de alertar o público geral para os perigos do tabaco. Depois disso muitos artigos foram publicados sobre os males de fumar cigarros. Os avanços médicos provaram uma correlação entre fumar cigarro e o cancro dos pulmões. Apesar de tudo isto o cancro dos pulmões permaneceu uma das maiores causas de morte até hoje em dia, e mesmo assim muitas pessoas continuam a fumar.

Em 1964 o cirurgião Luther Terry publicou um estudo que concluiu que fumar tem como consequência directa o cancro dos pulmões, doenças cardiovasculares e outras. No dia 27 de Maio de 2004 o cirurgião Richard Carmona publicou um novo relatório compreensivo sobre fumar e a saúde, revelando pela primeira vez que fumar causa doenças em quase todos os órgãos do corpo. Publicado 40 anos depois do primeiro relatório que concluiu que fumar era uma causa principal para 3 doenças sérias este novo relatório revelou que fumar está conclusivamente ligado a doenças como a leucemia, cataratas, pneumonia, cancro no cérvix, rins, pâncreas e estômago… Depois de isto tudo provado porque é que não conseguimos deixar de fumar?

4 Comentários em “Deixar de Fumar”

  1. Vera Mendes says:

    Aqui está o melhor método para deixar o cigarro definitivamente. Eu Parei!

  2. Thalita says:

    Eu parei e não vou voltar a fumar!

  3. evaldo lino das graças says:

    Preciso desesperadamente parar de fumar. Tenho 28anos e fumo desde os 13 anos de idade. Hoje trabalho a noite e nao consigo dormir direito durante o dia, entao dobrou o meu consumo de cigarro, fumo em media de 40 cigarros por dia e isso esta me matando. Ja tentei de tudo e nao consigo parar e nem diminuir. Por favor me ajudem!

  4. Rodrigo Guarulhos says:

    Gostaria de saber só uma coisinha…
    Vai a pergunta, respondem quem tiver dentro do assunto…csó pra ajudar…
    Tem alguma proposta da industria de cigarro, pra reduzir as subtancias maleficas? Ou algo do tipo? Traduzindo… essas industrias tem algum planejamento pra diminuir as substancias que contem no cigarro?

Deixar um Comentário